Estudos Técnicos

INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO FATAIS

A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET iniciou em julho de 2005 um trabalho de investigação sistemática dos acidentes de trânsito fatais que ocorrem no Município de São Paulo, exclusivamente aqueles cujas vítimas morrem no local do acidente. O objetivo foi estudar as causas mais prováveis, bem como identificar padrões na ocorrência desses sinistros, de forma a subsidiar a adoção de ações nas áreas de educação, fiscalização e engenharia.

Para tanto, foi montada uma equipe na Gerência de Segurança no Trânsito com recursos suficientes para, durante 24 horas ininterruptas, permitir a ida de um técnico ao sítio do acidente logo após a sua ocorrência, para inspeção e análise do evento e levantamento das informações. Após a inspeção, e de volta ao escritório, o técnico deve digitar os dados obtidos e elaborar no mesmo dia um relatório sucinto sobre a ocorrência e suas causas, a ser encaminhado à direção, Gerência de Segurança e área operacional da Companhia.

Este Boletim Técnico está dividido em três partes. A primeira, Aspectos Conceituais sobre os Acidentes deTrânsito, apresenta algumas considerações sobre a ocorrência de acidentes. A segunda, Procedimentos Operacionais, descreve detalhadamente toda a metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho. E, a última parte, intitulada Investigação dos acidentes de trânsito que acarretam mortes no local da ocorrência – Síntese das análises de 2006, faz a divulgação e análise das informações levantadas nas investigações de campo, relativas ao ano de 2006, que estão arquivadas no banco de dados de acidentes de trânsito da Gerência de Segurança no Trânsito.

Deixar um Comentário