PAINÉIS DE MENSAGENS VARIÁVEIS – PMV

Apresentação

Este boletim é o resultado de um vasto trabalho de pesquisa na literatura disponível sobre o assunto PMV, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

O histórico da evolução tecnológica dos elementos que compõem um PMV, conceitos teóricos de óptica e fotometria, bem como manuais e notas técnicas de procedimentos operacionais utilizados em outros países fazem parte deste trabalho.

A coletânea deste material técnico destina-se a ser utilizada como uma ferramenta capaz de fornecer elementos com consistência técnica que possam auxiliar adequadamente na definição das características de um PMV, suas dimensões e localização na via, bem como a sua operacionalização no que diz respeito às mensagens a serem veiculadas.

Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) têm se transformado, nas últimas quatro décadas, num dos meios mais eficientes e populares de aplicação dos conceitos de ITS- Intelligent Transportation Systems (Sistemas Inteligentes de Transporte).

Os PMVs, desde o pequeno comércio a aeroportos, por sua flexibilidade, aceitação popular e custo relativamente baixo, vêm se espalhando rapidamente pelo mundo, encontrando aplicações não previstas nem mesmo pelos próprios fabricantes. Na área de Engenharia de Tráfego, sistemas de PMV são uma ferramenta útil para orientação aos motoristas e controle de tráfego urbano, informando situações de incidentes de tráfego, estimativa de tempo de percurso, obras e manutenção viária, entre outras, devendo divulgar informações variáveis ao longo do tempo e que sejam úteis aos usuários.

As mensagens, por serem variáveis, necessitam de atualização constante. Como acontece com toda a sinalização viária, a credibilidade da mensagem exibida no PMV é fundamental.

iect_boletim_paineis_variaveis

Leave a Comment