ÔNIBUS COM AR-CONDICIONADO E WI-FI.

Pesquisa de satisfação: Implantação de Faixas exclusivas e corredores de ônibus Ar-Condicionado e Wi-Fi nos ônibus da Cidade de São Paulo

No ano de 2013 houve intensificação da implantação das faixas e corredores de ônibus. O início dessa política de incentivo ao uso e prioridade do ônibus causou muitas críticas principalmente dos condutores de veículos de passeio, muitos dos quais faziam seus itinerários sozinhos, fato que gera grande quantidade de veículos nas ruas com quantidade mínima de passageiros.

No ano de 2014 o Departamento de Educação na Rua (DRU) da Gerência de Educação de Trânsito se empenhou na coleta de dados para contribuir não só na fundamentação teórica do registro desse momento histórico, mas também para conhecer a opinião dos diversos usuários de trânsito da cidade de São Paulo sobre essa política.

No momento inicial do estudo de 2014, os taxistas ainda não estavam autorizados a circular pelos corredores, o que acirrava ainda mais a discussão sobre os corredores e sua utilização. Os condutores de ônibus estavam se adaptando à nova realidade e os motociclistas que circulavam livremente entre as faixas perceberam uma perda de espaço, o mesmo ocorrendo com os condutores de veículos. Os dados de 2014 revelam um marco importante no registro inicial da implantação dessa política e são completos no levantamento da percepção desses usuários quanto ao uso, prioridade, exclusividade e compartilhamento das faixas e corredores. E à revelia de diferentes interesses, um dado importante sobressaiu e se destacou no estudo: as faixas e corredores foram aprovados por todos os segmentos de usuários. 

Leave a Comment