LIMITES VARIÁVEIS DE VELOCIDADE REGULAMENTADA

INTRODUÇÃO

O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes e mortes no trânsito, e é um problema de abrangência mundial. Pesquisa realizada em 2008 pela Autostrade per l’Italia (empresa responsável pela administração de grande parcela das rodovias italianas) mostrou que mais de 90% dos acidentes fatais são devidos a práticas erradas de condução, e que a cada ano cerca de 60% das mortes na estrada ocorrem devido ao excesso de velocidade.

Segundo LOPES & JUNIOR, 2007, a relação entre o número e a gravidade dos acidentes de trânsito com a velocidade se evidencia na medida em que o aumento da velocidade proporciona maior dificuldade para controlar o veículo, demanda mais espaço disponível e tempo de reação menor para realizar manobras de desvio ou de frenagem do carro. Além disso, quanto mais rápido se dirige menor o campo de visão, o que diminui a percepção espacial e dificulta a avaliação do risco e a tomada de decisão. Caso o acidente seja inevitável, seu impacto é maior, agravando as suas consequências.

Assim, o monitoramento da velocidade dos veículos em trechos viários críticos é fundamental para mantê-la em patamares compatíveis com as condições do ambiente e do tráfego e, em consequência, reduzir os riscos de acidentes.

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