DEZ ESTRATÉGIAS PARA A SEGURANÇA DE CRIANÇAS
NO TRÂNSITO

A cada quatro minutos, uma criança perde a vida prematuramente no trânsito, em todo o mundo. Centenas ficam feridas – muitas delas gravemente. Esses eventos traumáticos causam sofrimento e tristeza imensuráveis e, por vezes, dificuldades econômicas para as famílias e os amigos. Além disso, custam às sociedades recursos preciosos que poderiam ser usados no enfrentamento de outros graves problemas de saúde e de desenvolvimento.

Muitas das crianças que são vítimas desta calamidade causada pelo homem são pobres. As tentativas de direcionar a segurança no trânsito para as crianças estão, portanto, intrinsecamente ligadas às noções de justiça social e devem fazer parte dos esforços globais para reduzir a pobreza.

Para os países que vivem um rápido processo de motorização – grande parte deles é de renda média –, as vias de tráfego são muitas vezes construídas sem a devida consideração às comunidades por onde passam. Historicamente, este foi também o caso dos países de alta renda. Uma mudança de mentalidade se faz necessária a fim de garantir que as vias, em todos os lugares, sirvam às necessidades e sejam seguras para todos os que as utilizam – inclusive para as crianças e também para outros grupos vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas.

iect_estrategias_dez

Leave a Comment