A GRAVIDADE DOS ACIDENTES COM COLISÕES EM ÁRVORES: UM ESTUDO DE CASO

Os acidentes de trânsito têm sido um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, pois produzem problemas sociais graves como a destruição de famílias inteiras e a diminuição da força produtiva. Geram grande impacto na economia devido aos custos associados ao atendimento dos acidentes, aos custos com internações, indenizações e perda de capacidade laboral dos envolvidos (FERRAZ, RAIA JUNIOR e BEZERRA, 2008).

O Brasil possui altas taxas de mortalidade provocadas por acidentes de trânsito. Segundo o Informe Mundial sobre o Estado da Segurança Viária (OMS, 2009), a situação no Brasil é preocupante, ocupando o 5o lugar em taxa de mortalidade por acidentes de trânsito no mundo, atrás de países como a China, Índia, Rússia e Estados Unidos.
Na contramão, os países desenvolvidos têm diminuído os índices de acidentes e mortes no trânsito (TOROYAN e PEDEN, 2007). Essa melhora é reflexo direto dos investimentos vultosos em segurança viária, o que inclui a implantação de equipes especializadas para estudar as causas da recorrência dos acidentes.
De acordo Sampedro et al. (2003), um dos elementos mais importantes quando se trata das questões de segurança, que um trecho da rodovia oferece, é o estudo detalhado e a utilização da informação estatística sobre os acidentes de trânsito ocorridos.

Revista Pensamento & Realidade

iect_visao_zero_2

Leave a Comment